P√ďRTICO ECOL√ďGICO

‚ÄúA DEVASTA√á√ÉO DO ESPA√áO VITAL NATURAL, QUE N√ÉO S√ď DESTR√ďI O AMBIENTE EXTERNO ONDE VIVEMOS, MAS ELIMINA AINDA, NO PR√ďPRIO HOMEM, TODA A REVER√äNCIA PERANTE A BELEZA E A GRANDEZA DE UMA CRIA√á√ÉO QUE O ULTRAPASSA.‚ÄĚ

KONRAD LORENZ


A eco-pol√≠tica da Renova, anunciada no S√≠mbolo de Nice e tornada p√ļblica em Junho de 1993, materializa o nosso desejo de, como organiza√ß√£o, participar na prote√ß√£o do Ambiente Global.

Com os seus melhores esforços, e em todas as atividades, a Renova vai:


1.

ÔĽŅProteger o sistema ecol√≥gico e usar os recursos naturais e a energia de forma cuidadosa.


2.

Promover novos desenvolvimentos tecnol√≥gicos e aplica√ß√Ķes que n√£o tenham um impacto negativo no Ambiente.


3.

Desenvolver a consciência da proteção do Ambiente em cada um dos membros da Renova.


4.

ÔĽŅFortalecer a intera√ß√£o com os cidad√£os e a comunidade.


PAULO MIGUEL PEREIRA DA SILVA

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO



1. PROTEGER O SISTEMA ECOL√ďGICO E USAR OS RECURSOS NATURAIS E A ENERGIA DE FORMA CUIDADOSA

O sistema ecológico é um mundo onde todos os seres vivos interagem.

O humano na sua atividade, no exercício da sua liberdade, deve necessariamente respeitar as leis da Natureza. Ele não é senhor absoluto do Universo. Ele pode e deve interferir na Natureza, mas respeitando as suas leis fundamentais. Pode talvez criar equilíbrios ecológicos mas não pode simplesmente ignorar esses equilíbrios.

√Č por isso vontade da RENOVA, mais do que cumprir a legisla√ß√£o ambiental em vigor, dar origem a uma consci√™ncia de valores diferentes, para fazer acontecer uma nova ordem ecol√≥gica.

√Č tamb√©m necess√°rio perceber que os recursos naturais e a energia n√£o s√£o inesgot√°veis.

Trabalhar para criar processos que minimizem e reutilizem os desperdícios está intimamente ligado com o uso racional dos recursos.

A frase do pensador franc√™s Michel Serres: ‚ÄúBom dia natureza gostaria de fazer um contrato contigo‚ÄĚ deve traduzir a rela√ß√£o de cada membro da Renova com o seu Ambiente.


2. PROMOVER NOVOS DESENVOLVIMENTOS TECNOL√ďGICOS E APLICA√á√ēES QUE N√ÉO TENHAM UM IMPACTO NEGATIVO NA NATUREZA

A Natureza √© de tal forma complexa que exige uma atitude superior ao respeito. Exige observa√ß√£o, reflex√£o e a√ß√Ķes concretas.

Qualquer a√ß√£o sobre a Natureza pode ter implica√ß√Ķes t√£o diversas quanto imprevis√≠veis.

A miss√£o da Renova, a nossa miss√£o - Para um Novo Bem Estar ‚Äď tamb√©m consiste em minimizar o impacto das nossas atividades sobre a Natureza, criando extensivos programas de reutiliza√ß√£o e reciclagem.

√Č no dom√≠nio das mais hodiernas tecnologias que nos permitam reduzir os desperd√≠cios e dos processos mais avan√ßados para o tratamento de mat√©rias de dif√≠cil decomposi√ß√£o, que vamos eleger as nossas op√ß√Ķes de desenvolvimento.

Assim, enquanto aumentarmos o bem-estar e o conforto, promoveremos novos desenvolvimentos tecnol√≥gicos e aplica√ß√Ķes que n√£o tenham efeitos negativos sobre a Natureza.


3. DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DA PROTECÇÃO DO AMBIENTE EM CADA UM DOS MEMBROS DA RENOVA

Não importa com quanta agressividade a RENOVA trabalha para proteger o Ambiente, se a nossa política não se refletir na ação das nossas pessoas.

Para suportar o esfor√ßo da organiza√ß√£o, a consci√™ncia de cada um dos seus membros e as suas a√ß√Ķes devem ser ‚Äúamigas‚ÄĚ da Natureza.

Um compromisso consciente de um sim à Natureza.


4. FORTALECER A INTERACÇÃO COM OS CIDADÃOS E A COMUNIDADE

Cada cidadão consciente deseja ter rios limpos com peixes, florestas verdejantes para passear, espaços para as crianças brincarem…

Se o nosso Ambiente est√° protegido sentimos um grande bem estar. Para conseguir proteger globalmente a Natureza √© necess√°rio construir rela√ß√Ķes de coopera√ß√£o.

Coopera√ß√£o entre os que est√£o dentro e fora do local de trabalho, entre os que produzem e os que consomem os nossos produtos, entre os membros de diferentes organiza√ß√Ķes, entre cidad√£os.

A Renova contribuir√° para a prote√ß√£o do Ambiente fortalecendo a intera√ß√£o com os cidad√£os e a comunidade, na partilha das suas convic√ß√Ķes e das suas experi√™ncias e resultados.

Declaração Ambiental

Disponibilizamos a Declara√ß√£o Ambiental Renova. Este documento apresenta o desempenho ambiental da organiza√ß√£o Renova no ano passado, reportando as principais ac√ß√Ķes desenvolvidas neste dom√≠nio durante o mesmo per√≠odo.

O documento materializa a nossa vontade de disponibilizar a todos os interessados, dados concretos sobre nossa postura, envolvimento e desempenho ambientais e a sua relação com a gestão global dos negócios da Renova.

A informação disponibilizada neste documentos será do especial interesse de todos os colaboradores Renova, da comunidade onde nos inserimos, accionistas, clientes e outros parceiros de negócio, assim como das entidades oficiais.


Para qualquer informação, por favor contacte-nos.